ESP-IDF: Publicando componentes para o Espressif IDF Component Registry

01/11/2023 17:32 Comentário(s) Por Carlos Korovsky

O tutorial de hoje tem como objetivo ensinar a publicar componentes para o novíssimo Espressif IDF Component Registry, esse que tem por objetivo se tornar o padrão para distribuição de componentes dentro da plataforma IDF.

Credenciais:

O primeiro passo para publicação de um componente é a criação de uma conta no ESP Registry, com a conta criada basta gerar um Token de acesso com permissão de criação de componentes no mesmo.

Com as credencias agora é necessário criar o arquivo idf_component_manager.yml dentro da pasta de instalação do IDF (no Linux ~/.espressif/idf_component_manager.yml). Com a seguinte estrutura

profiles: default: api_token: token default_namespace: meu-namespace

Configurar o componente:

As informações da publicação do componente são referentes a um arquivo chamado idf_component.yml que deve residir na raiz do projeto. Este contém a informação da versão, descrição, url do repositório remoto do projeto (ex: Github), dependências e a licença do componente.

Exemplo:

version: "1.0.1" description: Emonlib ESP-IDF url: https://github.com/uktechbr/emonlib-esp-idf dependencies: idf: ">=4.0" license: "AGPL-3.0-only"

Publicar componente

Com todas as etapas anteriores concluídas basta rodar o comando:

compote component upload --namespace [namespace] --name [nome do componente]

Curiosidade:

Sobre o autor:

Matheus desempenha o papel de desenvolvedor de sistemas de tecnologia da informação dentro da equipe da UKTech. Possui  experiência no domínio de microcontroladores e desenvolvimento de software, e está na reta final de sua graduação em Engenharia de Computação. Em seus momentos de lazer, ele se dedica a interesses como jogos de computador e a apreciação de animes.
Partilhar -